pt | en

BDMG Cultural mostra “Linhas de Transposição” de João Pedro Nemer


| 25-06-2019

BDMG Cultural mostra “Linhas de Transposição” de João Pedro Nemer

 

O artista visual João Pedro Nemer, formado pela Escola de Belas Artes da UFMG, apresenta desenho, pintura, instalação, áudio e vídeo em sua exposição inédita “Linhas de Transposição”, na Galeria de Arte BDMG Cultural.

A abertura será na sexta-feira (28/6), às 19h. Os trabalhos ficarão expostos para visitação do público entre 29 de junho e 4 de agosto, diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Às quintas-feiras, de 10h às 21h. O acesso é gratuito.

Depois de um intercâmbio na Holanda, no qual foi bolsista do CNPQ pelo programa Ciências Sem Fronteiras na Royal Academy of Arts (KABK), João Pedro Nemer iniciou, no Brasil, um processo de desenvolvimento artístico profundo, com a intenção de transpor as montanhas de Minas. A mostra traz a ressignificação do objeto, a valorização da paisagem, da forma e dos processos (inesgotáveis) inspirados no mar e no meio ambiente, adequando-os para a realidade distante do litoral.

“Foi através do processo do desenho com seus materiais (que inclui água) e do contexto dos objetos do cotidiano coletados na rua que encontrei uma forma para suprir essa falta do mar”, conta.

“Linhas de Transposição” não se limita ao universo marinho e aos muitos tons de azul criados pelo próprio artista. As linhas vão além e, nos trabalhos produzidos a partir da coleta de objetos descartados, sugerem uma reflexão sobre como temos cuidado do meio ambiente e seus recursos naturais. Nesta série, ele afirma também ter a intenção de provocar o olhar do expectador a encontrar beleza nos objetos mais simples.

No projeto expográfico, duas instalações dialogam a partir do mapeamento de todos os lugares por onde o autor passou para coletar o material utilizado em suas obras. O áudio e vídeo complementam, dando um zoom em todo o processo de criação, até mesmo na sonoridade do risco que marca o desenho que se encontra exposto. “Esta é uma característica dos trabalhos explícitos, nos quais o público é convidado a entender todo o processo e não somente a obra pronta. É adição de pequenas unidades formando um todo”, define.

Esta é a primeira exposição individual do artista que coleciona coletivas no Centro Cultural da UFMG, Museu Sagarana em Itaguara, Minas Gerais; e no Parque Municipal. Além de realizar intercâmbio pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em Portugal, Nemer foi monitor de desenho da figura humana na UFMG e cursou teatro na PUC Minas.

Serviço:

Linhas de Transposição – João Pedro Nemer

Local: Galeria de Arte BDMG Cultural – Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes

Abertura: 28 de junho, às 19h

Visitação: 29/6 a 4/8 (diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, de 10h às 18h, e às quintas-feiras, de 10h às 21h)

Lançamento do catálogo e bate-papo com o artista: 18/7, às 19h

Acesso gratuito

Classificação livre

Mais informações: (31) 3219-8691

fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/sala-de-imprensa/bdmg-cultural-mostra-linhas-de-transposicao-de-joao-pedro-nemer

 

BDMG Cultural mostra “Linhas de Transposição” de João Pedro Nemer